Edital de P&D 2020: prazo é estendido até 3/5

Dado o contexto da pandemia da Covid-19 e os desafios e dificuldades atuais que os grupos de pesquisa e startups estão enfrentando, o prazo de submissão de propostas para o Edital de Pesquisa & Desenvolvimento 2020 foi estendido para o dia 3/5/2020, domingo, até 23:59.

A rerratificação do Edital de P&D 2020, o modelo de proposta e as gravações das webconferências para tirar dúvidas sobre o edital estão disponíveis no site da RNP.

Acesse o edital

O edital

Lançado no dia 17/3, o edital de Pesquisa & Desenvolvimento de 2020 selecionará projetos inovadores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Podem submeter propostas pesquisadores de instituições públicas e privadas e integrantes de startups.

A metodologia

Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas de P&D, realizada por meio deste processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo destes anos são fruto da importante parceria com a comunidade acadêmica.

Assim como em 2019, o edital inclui o ecossistema de inovação na colaboração desse desenvolvimento, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica.

Ecossistema de inovação

Neste edital, a RNP convida startups e empreendedores interessados em empreender em parceria com esta comunidade ​para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP, Minimum Viable Product) como principal resultado do projeto de P&D&I. Este MVP será a base para a criação de um novo produto ou serviço, ou evolução de um produto ou serviço existente para o Sistema RNP.

Propostas voltadas aos usuários

A RNP busca propostas que possam auxiliar na expansão dos serviços oferecidos pela rede e ser úteis para a comunidade de usuários. Por isso, o edital incentiva a submissão de temas específicos, com projetos nas áreas de TIC aplicadas à Educação e à Saúde, Cibersegurança, Serviços Inteligentes ligados ao Monitoramento e Medições da Rede, Gestão de Identidade, além de Infraestruturas e Aplicações para campi universitários.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos, envie um e-mail para gt2020@rnp.br.