#DISI21 reúne especialistas de diversas áreas para debater segurança das crianças e jovens na internet

- 10/02/2021

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um terço dos usuários de internet são crianças e adolescentes. Em todo o mundo, 71% deles estão online em comparação com 48% da população total. Com isso, a segurança desses jovens se tornou um tema de grande importância para as sociedade e, principalmente, para pais e tutores desse público.

Pensando nisso, a RNP promove amanhã (11/2), às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), que tem como tema principal “Segurança digital começa cedo”. O evento deste ano contará com a presença de Nyvi Estephan, apresentadora gamer há 7 anos e eleita a maior host de eSports da América Latina e terceira maior do mundo. A partir de sua expertise, ela abordará temas de extrema relevância no universo online, entre eles, como influenciadores e produtores de conteúdo podem contribuir para a melhoria da segurança no uso da internet por parte de crianças e adolescentes, a responsabilidade que um influencer, uma celebridade na Internet ou um criador de conteúdos deve ter para ajudar num ambiente mais saudável, entre outros.

Além dela, a especialista em Direito Digital e CEO da Resh Cyber Defense, empresa de Inteligência Cibernética com foco em Proteção de Dados, Adriana Cansian; o pesquisador de ameaças na trend Micro e fundador da Comunidade de Segurança da Informação Mente Binária, Fernando Mercês e a especialista em comportamento e psicopedagoga Erica Alvim também marcarão presença na roda de conversa.

Com o foco em estudantes, professores, colaboradores de instituições, profissionais de tecnologia, especialistas e demais disseminadores da cultura de segurança da informação, a 15ª edição do DISI contará com duas horas e meia de duração. Entre os assuntos que serão abordados, estão: riscos de segurança aos quais crianças e adolescentes podem ser expostos no uso da internet, que medidas educativas e protetivas podem ser usadas, parental control, entendimento sobre privacidade e exposição de dados e afins; compartilhamento na internet, o que fazer no caso de exposição ou ameaças à integridade de sua família e filhos.

Como esquenta do evento, fizemos uma pequena entrevista com a especialista em comportamento Érica Alvim, uma das presenças confirmadas no bate-papo de amanhã.

1. Como os pais e a escola podem trabalhar juntos para garantir uma navegação na internet mais segura para crianças e jovens?
Acredito que as chaves sejam informação e comunicação. As escolas poderiam promover aulas, eventos e debates sobre os perigos e o uso seguro da internet, para manter os estudantes mais bem informados dos riscos que correm e saber a quem devem recorrer se tiverem algum problema. É importante que pais e escola também estejam abertos e preparados para acolher as eventuais angústias que possam surgir e conversar abertamente sobre isso.

2. Como é possível tirar a internet do papel de vilã e utilizá-la a favor do aprendizado das crianças e jovens?
Assim como tem riscos, a internet tem um potencial enorme para colaborar com o aprendizado de crianças e jovens. É uma carga gigante de informações e experiências, das quais ninguém tem domínio completo. Portanto, apesar de os desafios serem constantes, é importante sempre buscar o equilíbrio. E a melhor forma de fazer isso é com participação e supervisão constantes. 

Saiba mais mais sobre o #DISI21 por AQUI