Dia Internacional de Segurança em Informática traz debates sobre fraudes na internet e Fake News

- 08/08/2018

A edição 2018 do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) terá como tema Fraudes virtuais, golpes reais, abordando os principais tipos de fraudes que se pode sofrer na web. O evento é gratuito e vai acontecer na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília-DF, no dia 30 de agosto. Realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do seu Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), a cada edição, o DISI aborda assuntos de grande interesse dos usuários finais de computadores, a fim de promover boas práticas em segurança da informação.

Este ano, debates sobre os vários tipos de ataques e ameaças existentes na internet, que podem causar prejuízos tanto de ordem financeira quanto de ordem pessoal, ganham destaque na programação. Entre os assuntos estão sequestros de informações, roubos financeiros online, exposição de informações pessoais e o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas “Fake News”. Desta forma, as palestras vão também orientar usuários sobre como evitar mais prejuízos diante dessas ameaças.

Fake News

Com a democratização do acesso à internet, o poder dos usuários em gerar qualquer tipo de conteúdo e compartilhá-lo de maneira instantânea fez com que a repercussão de Fake News cresça de forma alarmante. Um estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) divulgou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido do que as verdadeiras e alcançam muito mais usuários. Durante o DISI, especialistas levarão ao público informações sobre este assunto e também sobre os novos métodos de combate às notícias falsas. 

Serviço

Edição 2018 do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI)
Tema: Fraudes na Internet - Golpes virtuais, golpes reais

Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) - Bloco C - Lote 65, Sgas W5 - Brasília, DF, 70390-020

Data: 30 de agosto

Todas as palestras serão transmitidas em tempo real e logo em seguida disponibilizadas no Portal do DISI: disi.rnp.br