Descubra como realizar defesas de teses e dissertações a distância

- 27/05/2020

Antes do dia 13 de março, o serviço de Conferência Web atingia, em média, a marca de 700 usuários diários. Após a pandemia, o volume de acessos ao serviço cresceu dez vezes, atingindo picos de 8 mil usuários simultâneos em abril. Boa parte desses acessos se deu pelo maior volume de defesas de teses de dissertação de graduação e pós-graduação, que desta vez precisavam ser realizadas de forma remota.

Hoje, três universidades fazem parte de um projeto piloto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para que seus Programas de Pós-Graduação (PPGs) utilizem uma solução chamada Encontro Remoto – a Universidade de Brasília (UnB) e as universidades federais de Uberlândia (UFU) e Pernambuco (UFPE).

Desde o início do projeto, foram realizadas 1227 defesas de tese de dissertação nessas três instituições, 454 em 2019 e 554 no primeiro quadrimestre de 2020. Os números são ainda maiores se forem consideradas todas as instituições de ensino e pesquisa atendidas pela RNP que utilizam o serviço de Conferência Web para essa finalidade.

Hoje, tanto a solução de Encontro Remoto como o serviço de Conferência Web oferecem funcionalidades que facilitam a defesa de teses de dissertações a distância, confira algumas delas:

  1. Controle de convidados por sala

Pela política de convidados, você pode controlar o acesso apenas para pessoas que foram realmente convidadas para a reunião, permitindo ou negando a entrada delas de acordo com a necessidade. Assim, você garante que ninguém o interrompa naquele momento tão importante de sua defesa.

  1. Utilização de mais de uma câmera

Recurso bastante utilizado em defesas de tese ou apresentações com múltiplos campos de visualização, você pode ter mais de um dispositivo de captura de vídeo na hora da sua defesa, um filmando o aluno e outro filmando a banca, por exemplo, facilitando o acompanhamento da banca como um todo.

  1. Cronômetro

Agora é possível marcar o tempo das reuniões. As bancas, de uma forma geral, funcionam com um tempo para explanação e outro dedicado a perguntas. Essa função pode ser ativada tanto como um relógio progressivo como regressivo.

  1. Salas privadas e de apoio

Uma função bastante utilizada em defesas de tese são as salas privadas e de apoio. No caso das bancas remotas, as salas privadas podem ser utilizadas para que a banca delibere sobre o resultado, sem que ninguém ouça ou precise ser expulso da sala.

Já as salas de apoio podem virar verdadeiras salas de aula, em que você tem uma aula principal síncrona e várias salas paralelas para trabalhos em grupo. As salas têm um tempo pré-definido que o professor determina para que o grupo possa realizar o debate.

  1. Enviar modelo de apresentação para demais participantes

O apresentador ou moderador de uma sessão pode montar diversos layouts para sua reunião, com a apresentação sem vídeo, ou então com a sua câmera em evidência para discussões, e esse layout será replicado para os demais participantes da reunião. 

  1. Transmissão para mais pessoas

Com a função de transmissão, sua tese pode alcançar um público ainda maior. Uma reunião de Conferência Web comporta até 75 pessoas por sala. Essa reunião pode ser transmitida por um serviço de streaming, como o Youtube, o Facebook ou o Video@RNP, podendo alcançar até 2 mil participantes, que podem interagir com perguntas por chat.

  1. Gravação da reunião

A gravação de sua defesa de tese ficará disponível pelo serviço de Conferência Web por dez dias para download.

Para a utilização do serviço de Conferência Web para bancas remotas, é um pré-requisito que sua instituição seja membro da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Entre em contato com nossos canais de atendimento, pelo e-mail atendimento@rnp.br e telefone/Whastapp 0800 722 0216.