Confira tendências em gestão de identidade, blockchain, monitoramento de redes e videocolaboração

A RNP coordena Comitês Técnicos, formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas no Brasil, nos temas de monitoramento de redes, gestão de identidade, blockchain, videocolaboração e saúde digital. O objetivo principal desses comitês é acompanhar a evolução nessas áreas do conhecimento, prospectar soluções tecnológicas e apresentar recomendações, em caráter consultivo.

Essas visões de futuro foram compiladas em documentos que mostram o estado da arte nessas áreas do conhecimento, baseada em publicações científicas realizadas no último ano e refletindo a opinião dos integrantes de cada comitê. Confira a seguir algumas dessas tendências:

Gestão de Identidade

A gestão de identidades (GId) é um tema de pesquisa ativo que incorpora un conjunto de processos e tecnologias para gerenciar identidades de pessoas, serviços e coisas. Ou seja, a GId pode ser usada para garantir a identidade de uma entidade e para prover procedimentos de autenticação, autorização, responsabilização e auditoria.

Em seu relatório de visão de futuro o CT-GId identifica desafios de autenticação em cenários de IoT, 5G e em serviços de nuvem em modelo de confiança zero, entre outros.

Acesse o documento com visões de futuro em Gestão de Identidade.

Blockchain

Blockchain é considerada uma tecnologia de grande potencial disruptivo, pois cria digitalmente uma rede de confiança descentralizada, permitindo o estabelecimento de transações entre as partes sem a necessidade de intermediários. Nesse contexto, é fundamental a articulação de uma rede de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento para o fomento desse ecossistema no Brasil.

Em sua visão de futuro, o Comitê Técnico de Blockchain identificou, entre outras ações, a necessidade de estabelecer uma rede para experimentação em blockchain (testbed); a construção coletiva de padrões de governança; e o desenvolvimento de serviços de identidade digital descentralizada.

Acesse o documento com visões de futuro em Blockchain.

Monitoramento de redes

O monitoramento de redes é fundamental para assegurar o máximo de aproveitamento dos serviços e aplicações, especialmente as científicas, e apoiar o diagnóstico e resolução de problemas de desempenho de maneira eficaz.

O Comitê Técnico em Monitoramento de Redes (CT-Mon) identificou, como uma tendência, a adoção crescente de técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning), visando melhor desempenho e gerenciamento de redes, e o uso de telemetria em banda.

Também foi possível observar um expressivo número de estudos decorrentes da mudança de comportamento dos usuários em função da pandemia Covid-19.

Acesse o documento com visões de futuro em Monitoramento de Redes.

Videocolaboração

O CT-Vídeo, de videocolaboração, foi descontinuado em 2021, dando lugar ao Comitê Técnico de Saúde Digital.

Em seu último relatório de visão de futuro, o CT-Vídeo elencou tendências como a transmissão em ultra alta definição para o suporte a ações práticas em telemedicina e telessaúde; a criação de novos métodos para melhorar a Interação Humano-Computador (HCI) e a comunicação de múltiplos usuários; a criação e evolução de protocolos para orquestrar fluxos de áudio e vídeo distintos, e a evolução dos sistemas de videoconferência suportada pela Inteligência Artificial e a computação em nuvem. O documento também relata as discussões ocorridas no painel: “Como seria um evento virtual ideal?” realizado no evento Webmedia 2020.

Acesse o documento com visões de futuro em Videocolaboração.

Saúde Digital

Diante do número cada vez maior de aplicações na área da saúde, o Comitê Técnico de Ensino e Pesquisa na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) tem como motivações: o aumento do número de projetos e redes colaborativas na RNP na área da saúde; a transformação digital que está em curso na saúde, além da demanda por análises amplas e completas sobre a evolução tecnológica de produtos, aplicações e serviços na área.  Por ser o Comitê com menos tempo de constituição, seu relatório de visão de futuro ainda está em processo de elaboração.

Saiba mais sobre os Comitês Técnicos de prospecção tecnológica da RNP e como participar.