Confira as iniciativas contra a Covid-19 que estão hospedadas na nuvem da RNP

- 06/07/2020

Em maio, a RNP passou a oferecer créditos especiais em recursos computacionais em nuvem para ações de pesquisa ou de combate direto à Covid-19. O benefício tem validade de quatro meses e estará disponível gratuitamente até o final de agosto. O objetivo é ajudar a comunidade acadêmica e de pesquisa em projetos de enfrentamento à doença.

Os recursos computacionais em nuvem são oferecidos pelas empresas parceiras Amazon, Google, Huawei e Microsoft, através do serviço Compute, da RNP. Confira as instituições que migraram suas aplicações para a nuvem e estão utilizando nossa infraestrutura computacional.

BioInformática Estrutural

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu recursos em nuvem da RNP para realizar estudos sobre possíveis candidatos a fármacos, ou seja, remédios, para a Covid-19, com base na Bioinformática Estrutural. A área estuda as estruturas de moléculas, como por exemplo, DNA, RNA, proteínas e outros compostos, para compreender como essas moléculas interagem. Dessa interação, podem surgir candidatos a fármacos para tratar os pacientes.

Segundo o pesquisador do IFPI Ricardo Ramos, os cientistas realizam simulações no ambiente de nuvem utilizando ferramentas e softwares de Bioinformática Estrutural. “Estruturas tridimensionais dos receptores (proteínas) e ligantes (candidatos a fármacos) são obtidas de banco de dados na internet e depois utilizamos softwares para estudar a interação dos ligantes nos receptores”, explica Ramos.

O trabalho científico do IFPI foi publicado na plataforma ChemRxiv, onde já foram realizadas mais de 5 mil visualizações e mais de 2 mil downloads do estudo.

Aplicativo SOSTecSaúde

A fim de atender a uma demanda tecnológica para combater a pandemia, um grupo de professores e pesquisadores do Cefet-RJ, no campus Nova Iguaçu, desenvolveu um aplicativo de celular para auxiliar unidades de saúde na logística de manutenção de equipamentos hospitalares. O SOSTecSaúde funciona como uma ponte, conectando unidades de saúde da rede pública e privada a empresas e técnicos de manutenção. Para garantir maior segurança e disponibilidade à solução, o Cefet-RJ solicitou o apoio da RNP para recursos computacionais em nuvem durante o período da pandemia. 

Leia mais

Traga seu projeto para a nuvem da RNP

Se você ou sua instituição tem algum projeto de enfrentamento da Covid-19 e precisa de infraestrutura robusta e confiável, você poderá solicitar créditos para migrar sua aplicação para a nuvem da RNP. O principal benefício é poder trabalhar em um ambiente seguro, com a capacidade adequada e disponibilidade 24/7.

Para solicitar apoio computacional do serviço, entre em contato com o Service Desk pelo e-mail atendimento@rnp.br ou pelo telefone/WhatsApp 0800 722 0216.