Conferência Web apoia realização do Fórum da Internet do Brasil em formato online

- 18/12/2020

O ano de 2020 foi marcado pelo aumento exponencial do uso de serviços de comunicação e colaboração por conta da necessidade de acesso remoto. Com os serviços de videocolaboração da RNP, não foi diferente. Diante da demanda crescente frente à pandemia, a RNP recebeu recursos do Ministério da Educação para a ampliação da capacidade dos seus serviços. Desta forma, o Conferência Web tornou-se uma ferramenta em apoio não apenas à realização de reuniões virtuais, mas também ao ensino remoto.

Em março, o serviço de Conferência Web tinha uma média mensal de 63 mil usuários, com 700 usuários simultâneos na ferramenta por dia. Hoje, o serviço recebe por mês cerca de 1,3 milhões de acessos, com uma média de 16 mil usuários simultâneos por dia. No mês de setembro, o serviço chegou a registrar um pico mensal de 2,5 milhões de acessos.

O Fórum da Internet no Brasil

O número elevado de acessos em setembro não foi por acaso. Entre os dias 21 e 25/9, foi realizada a décima edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB10), que escolheu o serviço de Conferência Web como plataforma oficial. Foi o primeiro grande desafio para a RNP em realizar um evento de abrangência nacional, pela primeira vez, em formato 100% online.

Promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) desde 2011, o FIB10 é em uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento mobiliza a comunidade de Governança da Internet no Brasil e no mundo. Por meio dele, o CGI.br incentiva representantes dos diversos setores que o compõem a discutirem sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora.

Em 2020, o desafio foi conectar em webconferência mais de 1 mil participantes de todo o país, e 150 palestrantes em 27 workshops que compõem a programação do evento, distribuídos em três salas simultâneas. Foram 117 horas utilizadas na plataforma, entre organização, treinamento e o evento, 3.8 terabytes de dados trafegados, 32 comunidades na plataforma e três servidores dedicados na infraestrutura do NIC.Br. 

De acordo com o gerente da Assessoria Técnica do CGI.Br, Carlos Francisco Cecconi, após a decisão de fazer o FIB10 inteiramente online, o critério para a escolha do serviço de Conferência Web da RNP foi usar uma infraestrutura 100% nacional para trafegar a informação por videoconferência. “Nós tivemos todo o cuidado em reunir todo o conhecimento necessário sobre como melhor utilizar o Conferência Web e passamos essas informações para todos os participantes dos workshops”, conta Cecconi. 

Para o CGI.Br, o Conferência Web se destacou pelo seu ambiente robusto, pela segurança e disponibilidade, tanto no que se refere ao software, em código aberto, quanto ao que se refere à infraestrutura em nuvem, cedida pela RNP, além da equipe de suporte da RNP disponível ao longo de todo o evento. “Tivemos reuniões com eles falando português para tentar resolver algum problema técnico”, comentou Carlos Cecconi, fazendo uma comparação a ferramentas estrangeiras.

Uma das participantes do FIB10, Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital, elogiou ao vivo o uso de um software livre durante a realização de todo o evento. “É possível fazer um evento robusto, usando uma plataforma aberta, e livre como o Conferência Web”, declarou, na abertura da sessão sobre “Educação vigiada: privacidade e proteção de dados de estudantes e professores sob ameaça”.

Assista ao conteúdo do Fórum da Internet do Brasil 2020 disponível no Youtube.

FIB10 e Conferência Web nos três dias de evento

•    117 horas utilizadas na plataforma, entre organização, treinamento e o evento
•    3.8 TB de dados trafegados
•    32 comunidades na plataforma
•    Três servidores dedicados na infraestrutura do NIC.Br