Conexão de internet em alta velocidade é inaugurada no campus do IFPE de Belo Jardim

Categoria
- 26/03/2018

O ministro da Educação, Mendonça Filho, inaugurou, na última sexta-feira (23), o enlace de 1 Gb/s no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, que passou a estar conectado ao Ponto de Presença da RNP, em Recife. Esta é a primeira conexão de alta velocidade no interior do Nordeste inaugurada pelo projeto de evolução tecnológica da rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, que recebe investimentos do Ministério da Educação (MEC).

No evento, o ministro Mendonça Filho também inaugurou obras de adequação e acessibilidade no campus. “O IFPE de Belo Jardim ganha duas ações importantes. De um lado, a acessibilidade, que era um compromisso do MEC, em um investimento de R$ 3 milhões, e, ao mesmo tempo, internet rápida, com 1 Gb/s de velocidade, que vai proporcionar outro ambiente em termos de educação para jovens estudantes, servidores e professores do IFPE-Belo Jardim”, disse Mendonça Filho.

O diretor-adjunto de Relações Institucionais da RNP, Gorgonio Araújo, destacou a importância da visão do MEC na criação da nova infraestrutura de educação e pesquisa, marcando um novo ciclo da rede de pesquisa nacional. “O apoio do MEC viabilizou a criação do Nordeste Conectado, exemplo para outras regiões do país e deu suporte à conexão de Belo Jardim a uma rede expansível que começa com a velocidade que hoje estava sendo inaugurada”, declarou Gorgonio.

No dia 19/3, entrou em operação o primeiro enlace da rede Ipê a 100 Gb/s, interligando Recife, em Pernambuco, a Campina Grande, na Paraíba. A entrega desse circuito faz parte do acordo firmado entre a RNP e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O acordo terá duração de 20 anos e recebe investimentos do Programa Nordeste Conectado, do Ministério da Educação, que visa interligar, em alta velocidade, instituições federais de educação e pesquisa à rede acadêmica, nas capitais e no interior do Nordeste.

Fonte: MEC, com informações da RNP.

Leia mais:

Primeiro enlace da rede Ipê a 100 Gb/s entra em operação

RNP firma acordo com Furnas para ampliar oferta de internet em alta velocidade

RNP e Eletrosul firmam acordo de compartilhamento de infraestrutura