Como acessar o Portal de Periódicos da CAPES usando a CAFe?

- 17/12/2020

A pandemia mudou nossas rotinas e transformou nossos ambientes de ensino e pesquisa. Mas, mesmo com os efeitos da Covid-19, a produção científica não parou. E, pensando nisto, como forma de impulsionar a ciência e contribuir com a comunidade acadêmica, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), disponibiliza o acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de forma remota, por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Em nota, a equipe do Portal de Periódicos pontuou sobre a possibilidade de acesso. “É importante destacar que não haverá prejuízos para os usuários, uma vez que todos os conteúdos serão mantidos e o pesquisador continuará com acesso a vários resultados para desenvolver seu trabalho”. 

Passo a passo para acessar o Portal de Periódicos da CAPES de forma remota:

Elencamos um passo a passo prático para que alunos, professores e técnicos administrativos possam realizar o acesso à biblioteca virtual de forma remota. Confira:

1) Acesse o Portal de Periódicos da CAPES

Como acessar o Portal de Periódicos da CAPES usando a CAFe?

 

O primeiro passo é acessar www.periodicos.capes.gov.br. Na página inicial, clique na opção “ACESSO CAFE” disponível no topo direito da página. Neste link, digite a sigla ou o nome da sua instituição de ensino e a selecione nas opções. Após selecionar, clique em “enviar”. Assim, você será direcionado à página de Autenticação da sua instituição.

 
2) Autenticação da instituição

Como acessar o Portal de Periódicos da CAPES usando a CAFe?

 

Nesta página, insira o seu usuário e senha utilizados na instituição. Confirme o login e você será redirecionado para a home do Portal de Periódicos.  
Importante: lembre-se que o nome de usuário e a senha de acesso devem ser verificados com a equipe de TI ou de biblioteca da sua instituição de ensino. 


3) Faça seu cadastro no “MEU ESPAÇO”

Como acessar o Portal de Periódicos da CAPES usando a CAFe?

 

Ao ser redirecionado à página do Portal de Periódicos da CAPES, você receberá uma solicitação de cadastro no “MEU ESPAÇO”, caso ainda não tenha. Este espaço existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line, acesso ao certificado de participação nos treinamentos, recebimento de informativos enviados aos usuários, criação de lista de bases de dados favoritas, registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção. É necessário cadastrar uma única vez. Para isso, selecione o botão “Novo usuário”, preencha o formulário e clique em “enviar”. 

 

4) Acesse o Portal de Periódicos 

Como acessar o Portal de Periódicos da CAPES usando a CAFe?

 

Pronto! Após realizar o “ACESSO CAFE", você poderá pesquisar no acervo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição. São milhares de periódicos científicos disponíveis para consultas on-line. Para verificar o sucesso de seu cadastro, seu nome ficará visível no canto superior direito da página, confirmando seu login. Assim, você poderá utilizar os serviços de qualquer lugar, apenas informando seus dados a cada novo acesso remoto. 

20 anos do Portal de Periódicos 

Em novembro deste ano, o Portal de Periódicos da CAPES completou 20 anos. Uma jornada para conquistar hoje mais de 459.500 usuários ativos e um público potencial de 6.074.770 usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação.  São 435 instituições de ensino superior e pesquisa de todo o país, conforme divulgado no Seminário comemorativo, beneficiadas com o acesso à biblioteca virtual.  A RNP, parceira de longa data, comemora pelo êxito   do Portal de Periódicos e segue projetando novas metas para os próximos 10 anos.