Comitê lança chamada de trabalhos para workshop sobre videocolaboração

- 18/10/2016

Até o dia 1º/11, o Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo) está com uma chamada de trabalhos aberta para receber artigos ou vídeos sobre pesquisas em andamento, protótipos ou aplicações experimentais de videocolaboração.

Os trabalhos selecionados serão apresentados de forma presencial ou remota na terceira edição do workshop “O Futuro da Videocolaboração”, que faz parte da programação do WebMedia 2016. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento acontecerá este ano em Teresina (PI) entre os dias 8 e 11/11, e reunirá alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web.

Os trabalhos poderão contemplar as seguintes linhas temáticas: produção, edição e transmissão televisiva; sistemas de telepresença; sistemas de colaboração remota; holografia; áudio 3D; cinema digital; telemedicina; educação online; sistemas de vigilância e segurança; geração de vídeos em ambientes não controlados.

A submissão de propostas poderá ser de duas formas: em um artigo curto entre duas e quatro páginas ou por um resumo acompanhado de um vídeo de curta duração, entre cinco e oito minutos, que mostre a aplicação em execução. O vídeo poderá ser hospedado pelo autor em algum serviço online ou ser enviado para publicação no portal Vídeo@RNP (nos formatos permitidos: *.mp4;*.flv;*.ogv;*.wmv;*.avi;*.webm;*.3gp;*.mov.)

Organizado pela RNP em parceria com a comunidade acadêmica, o CT-Vídeo visa ser um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte, basta se inscrever na lista de discussão do grupo e participar das reuniões”, afirma o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo.

Os resultados serão divulgados no dia 4/11. Os arquivos devem ser enviados para o e-mail workshop-ctvideo@rnp.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o mesmo endereço de e-mail.

Os interessados em participar remotamente do workshop poderão se inscrever por meio de um formulário online.

Saiba mais:

RNP cria fórum de discussão sobre videocolaboração