Cinemas em Rede exibe Recado para o Mundão no dia 20/4

Categoria
- 10/04/2017

O projeto Cinemas em Rede, que promove a difusão de conteúdo audiovisual entre universidades brasileiras, vai apresentar o documentário “Recado para o Mundão”, o primeiro longa do diretor paulista Diogo Noventa. A exibição do filme será no dia 20 de abril, às 19h, em diversas universidades públicas do país. A entrada é gratuita. O longa, selecionado para participar do 49º Festival de Brasília em 2016, gera reflexão sobre o que meninos e meninas que estão na Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), em São Paulo, têm a dizer sobre sua vida e sobre o mundo em que vivem.

Para a realização do filme, o diretor esteve em quatro unidades da Fundação CASA e fez um convite para cada jovem para passar um recado à câmera. A lei brasileira não permite mostrar os rostos de menores e, para isso, cada um deles escolheu uma máscara que o representasse.

Após a exibição, será promovido um debate com o cineasta, na sala de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O bate-papo será transmitido para as outras salas pelo serviço de Conferência Web da RNP. Para o diretor do filme, discutir sobre os jovens que cumprem medida socioeducativa é fundamental. “No atual momento que estamos vivendo no país, em que as pessoas estão intolerantes, é necessário entender a realidade que esses jovens estão inseridos e, principalmente, a trajetória de vida e as consequências que ela trouxe, tudo isso está retratado no filme”, comenta.

Na sessão de 20 de abril, além da ECA-USP, participam outras sete instituições conectadas pelo Cinemas em Rede: a Universidade Federal Fluminense (Cine Arte UFF); a Universidade Federal de Pelotas (Cine UFPel), a Universidade Federal da Paraíba (Cine Aruanda), a Universidade Federal da Bahia (Cinema da UFBA), a Universidade Federal de São Carlos (CineUFSCar), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (sala Redenção); e a Universidade Federal de Ouro Preto (Cine-Teatro Vila Rica de Ouro Preto).

A transmissão é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a RNP e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para as salas.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede.

Leia mais:

Um breve panorama sobre os cinemas universitários no Brasil

Cinemas em Rede divulga programação de filmes para o 1º semestre