Cinemas em Rede exibe o filme 'Eleições', de Alice Riff, no dia 17/10

- 09/10/2019

O Cinemas em Rede exibe, no próximo dia 17/10, às 19h, o documentário "Eleições", da diretora Alice Riff. O filme será exibido, simultaneamente e gratuitamente, em oito universidades federais e uma estadual espalhadas pelo país: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG). Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Universidade de São Paulo (Usp). Após o término da sessão, a diretora Alice Riff participará de um debate, com transmissão ao vivo.

O projeto Cinemas em Rede é uma iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Sobre o filme:

O Documentário "Eleições" acompanha o processo de eleitoral de uma nova gestão do grêmio estudantil da Escola Estadual Doutor Alarico da Silveira, uma escola pública localizada no centro de São Paulo. O filme começa com orientações do professor de sociologia, que explica a importância dos debates democráticos para o bom funcionamento do ambiente escolar. Depois, as chapas são formadas, as campanhas se iniciam, os debates acontecem e o resultado da votação revela a chapa vencedora.

Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visão de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

Com direito a debates acalorados, fake news, problemas de campanha, votos nulos, crises de representatividade e questionamentos sobre governabilidade, a eleição estudantil reproduz muito do que vivenciamos na eleição presidencial de 2018. Porém, a diretora conduz a narrativa com leveza, mostrando que política é algo inerente ao existir humano e que, se feita a partir de um ambiente saudável de diálogo, leva à construção.

Atual, dinâmico, extrovertido, engajado, e dirigido e protagonizado por mulheres, o longa conversa diretamente com as possibilidades do hoje e do amanhã e já é considerado um dos melhores documentários brasileiros do ano.

Vale a pena conferir!  

Serviço:
Filme: Eleições
Data:17/10
Horário:19h.

Ficha técnica:
Direção: Alice Riff
Duração: 1h40
Ano: 2019
Gênero: Documentário

Confira a programação de novembro do Cinemas em Rede:

21/11 – 'Substantivo feminino', de Daniela Sallet e Juan Zapata - debate com a diretoria, Daniela Sallet, após a exibição.