Cinemas em Rede exibe documentário sobre ditadura militar na Bahia

Categoria
- 07/12/2016

A próxima sessão do Cinemas em Rede vai apresentar um recorte de um dos piores momentos da História do Brasil. O longa metragem escolhido para a exibição desta quinta-feira (8/12), às 19h, é A Noite Escura da Alma, do cineasta baiano Henrique Dantas. O filme retrata o período da ditadura militar no estado da Bahia, mesclando a linguagem de documentário com performances artísticas. A obra traz ainda depoimentos de importantes personalidades que montam os tempos de violência e dor.

Para o cineasta, o filme retrata o clima de tensão e medo da época por meio da videoarte e da trilha sonora marcante, composta por Lucas Santtana especialmente para o longa. “A ditadura tem um contraste muito duro. Quando comecei a compreender os acontecimentos durante a ditadura militar, me senti bem próximo daquele grito e sentimento de revolução”, declara Dantas.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

A sessão de amanhã integra oito instituições no projeto: Cine UFPel (Pelotas), Cine Arte UFF (Niterói), Cine UFG (Goiânia), Cinemateca Brasileira (São Paulo), Sala Redenção - UFRGS (Porto Alegre), Cine Metrópolis - Ufes (Vitória), Cinema da UFBA (Salvador) e Cine Teatro Vila Rica - Ufop (Ouro Preto).