Cinemas em Rede exibe documentário “Seu Carlito – Narrativas sobre um Comerciante da Roça”

Categoria
- 02/08/2017

O projeto Cinemas em Rede volta às atividades no segundo semestre e apresenta o longa-documentário “Seu Carlito – Narrativas sobre um Comerciante da Roça”, do diretor mineiro Eduardo Moreira. A exibição do filme será nos dias 10, 12 e 15 de agosto, às 19h, em diversas universidades públicas do país. A entrada é gratuita.

O filme é uma busca pela memória de Carlos Moreira, comerciante e fazendeiro no Manja Léguas, um subdistrito do município de Piranga, em Minas Gerais. “O documentário se baseia nas memórias do meu avô e traz a realidade do homem do interior. São histórias e passagens vividas no cotidiano, que foram passadas hereditariamente”, comenta o diretor Eduardo Moreira.

Após a exibição do dia 10/8, será promovido um debate com o cineasta, no Cine-Teatro Vila Rica de Ouro Preto, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O bate-papo será transmitido para outras salas de cinema do circuito universitário pelo serviço de Conferência Web. Para o diretor do filme, discutir sobre memórias coletivas é fundamental. “O longa é justamente uma busca e resgate das memórias, não apenas da minha família. Com o filme, quero mostrar a importância de não deixar morrer os contos e ditos populares, que aos poucos vão se perdendo”, comenta.

Além do Cine Teatro Vila Rica, da Ufop, participam outras cinco salas conectadas pelo Cinemas em Rede: Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Cine Arte UFF (Universidade Federal Fluminense), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás), Cine UFPel (Universidade Federal de Pelotas), e sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Saiba mais sobre o projeto Cinemas em Rede.