Cinemas em Rede encerra programação do ano com 'Substantivo feminino'

- 14/11/2019

O Projeto Cinemas em Rede encerra a programação de 2019 no próximo dia 21/11, às 19h, com o filme “Substantivo feminino”, de Daniela Sallet e Juan Zapata. O documentário será exibido, simultaneamente, em oito universidades federais do país: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O evento é gratuito e aberto aos estudantes e ao público em geral. Após a sessão, a diretora Daniela Sallet participará de um debate, com transmissão ao vivo.

O Cinemas em Rede é uma iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Sobre o filme

“Substantivo Feminino” é um do longa-metragem documental que resgata a história de duas mulheres pioneiras e fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil, e que tiveram inserção internacional no movimento em defesa do Meio Ambiente.

Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito nos meios políticos e sociais, Giselda Castro e Magda Renner eram mães quando se depararam com causas que as mobilizaram para além dos limites domésticos. E não se calaram diante de ações que ameaçavam o Meio Ambiente, os animais e as pessoas.

As ativistas começaram a promover ações de cidadania em 1964, junto à população carente e desinformada, por meio da Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Pela atuação de Giselda e Magda, a ADFG se tornou o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra), organização internacional de proteção ao Meio Ambiente, com representação em mais de 70 países. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, na ONU e no Banco Mundial.

Serviço:

Exibição do filme 'Substantivo Feminino'
Data: 21/11
Horário: 19h.

Ficha técnica:
Direção: Daniela Sallet e Juan Zapata
Duração: 62 min
Ano: 2017
Gênero: Documentário