Chamada é lançada para trabalhos em videocolaboração

- 28/05/2018

Até o dia 6/8, a coordenação do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo) está recebendo trabalhos para o workshop “O Futuro da Videocolaboração”. A sessão acontecerá no dia 18/10 integrada ao WebMedia 2018 – Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento ocorrerá entre os dias 16 e 19/10 na reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFB), em Salvador.

Esta é a quinta edição do workshop, que este ano será dividido em duas sessões. A primeira delas será baseada na apresentação de trabalhos selecionados. Na segunda sessão, será realizada uma dinâmica de grupo com o objetivo de identificar oportunidades de colaboração entre os participantes, para fomentar a elaboração de novos projetos em conjunto. O workshop é aberto a todos e haverá a possibilidade de participação remota.

O foco dessa edição é a submissão de artigos que reforcem a colaboração e integração entre grupos e laboratórios de pesquisa, órgãos governamentais e empresas envolvidos, das mais diferentes formas, na área da videocolaboração. Para atingir esse objetivo, os artigos deverão obrigatoriamente envolver autores vinculados a, pelo menos, dois grupos distintos da academia, do setor governamental ou empresarial.

“Para facilitar a elaboração de um artigo em conjunto entre diferentes instituições, recomenda-se que os trabalhos apresentem uma nova tecnologia ou descrevam como uma determinada tecnologia ou solução poderia ser aplicada em uma área do conhecimento, como medicina, cultura, ensino, segurança pública, etc.”, explica o gerente de P&D da RNP, Leandro Ciuffo, que faz parte da coordenação do workshop.

Além de serem apresentados na primeira sessão, os trabalhos selecionados também serão publicados no livro “Workshops e Pôsteres” do WebMedia 2018. No ano passado, uma coletânea de trabalhos foi publicada pela SBC no livro “O futuro da videocolaboração: perspectivas”.

Os resultados serão divulgados no dia 10/9. Os arquivos devem ser enviados para o e-mail workshop-ctvideo@rnp.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o mesmo endereço de e-mail.

Para mais informações e a lista de tópicos de interesse, acesse a página do Webmedia 2018.

Participe do CT-Vídeo

Organizado pela RNP em parceria com a comunidade acadêmica, o CT-Vídeo é um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte, basta participar das reuniões e se inscrever na lista de discussão do grupo: http://listas.rnp.br/mailman/listinfo/ct-video.