Casos de uso são selecionados para III Workshop Fibre no CSBC 2018

- 03/05/2018

Na última quinta-feira (26/4), foram divulgados os artigos que serão apresentados durante o III Workshop Fibre, na 38ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho, em Natal (RN). Foram selecionados três trabalhos:

  • Prova de Conceito de Gerenciadores de Infraestruturas Virtualizadas como Serviço Explorando o Sistema de Alocação de Recursos e Experimentação do Fibre.

Autor: Vinícius Gonçalves Braga, João Paulo Esper, Murillo Silva e Nunes, Elton Vivot Dias, Sand Luz Corrêa e Kleber Vieira Cardoso (UFG).

  • Simulação de Ambientes de Redes Utilizando a Testbed Fibre – Aplicações na Pesquisa e no Ensino.

Autores: Diego Pedroso, Bruno Lopes, Cesar Marcondes, Emerson Barea e Diego Pedroso (UFSCar).

  • Experiências com uso da ferramenta SDN-IPS no testbed Fibre para práticas de ensino de redes e cibersegurança.

Autores: Italo Valcy S. Brito, Adriana Viriato Ribeiro e Leobino N. Sampaio (UFBA).

Os trabalhos foram escolhidos após o lançamento de uma chamada de artigos pelo Fibre em fevereiro, voltada aos alunos e professores interessados em compartilhar relatos de uso do testbed, como experimentos, trabalhos de conclusão de curso ou atividades de ensino.

Além dos trabalhos selecionados, o III Workshop Fibre também contará com tutoriais sobre o testbed. Confira a programação completa.

Sobre o Fibre

O Fibre é um ambiente de experimentação que funciona como um laboratório em larga escala, proporcionando aos alunos uma experiência prática que tipicamente não é possível com o uso de softwares simuladores e recursos locais disponíveis em uma instituição de ensino. Um dos objetivos é estimular o uso do testbed Fibre em sala de aula, no ensino de redes de computadores.

Atualmente, o ambiente é formado por uma federação de 16 testbeds locais em operação em universidades e centros de pesquisa em todo o país.