Brasil tem maior rede eduroam do mundo

- 18/03/2022

Agora, o Brasil é o país com a maior rede eduroam do mundo! São mais de 3.000 pontos de acesso espalhados por todo o território nacional, conectando com Wi-Fi seguro membros da comunidade acadêmica de 178 instituições brasileiras usuárias do serviço, entre elas, universidades, institutos de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e hospitais universitários. O serviço, que também está presente em cerca de outros 100 países, é gerido e operado no Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

“Desde o lançamento do eduroam no Brasil em 2012, buscamos parcerias que viabilizassem a sua ampliação, tanto nas Instituições de Ensino Superior (IES), como em ambientes públicos que permitissem o acesso ao serviço de Wi-Fi seguro para a comunidade acadêmica. Nos últimos anos, ampliamos a sua capilaridade, e mais recentemente com o estabelecimento de novas parcerias, estamos levando o eduroam para fora dos muros institucionais, cuja semente foi plantada em uma primeira iniciativa no município de Porto Alegre, e que deverá em breve levar o eduroam para outros locais públicos de amplo acesso. A marca alcançada nesta data reforça o esforço da RNP para ampliar, em um país com dimensões continentais, a cobertura do serviço em benefício da mobilidade da comunidade acadêmica, em momento de retorno gradual híbrido das IES”, detalhou o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes. 

Visualize os pontos de acesso

A expectativa é continuar expandindo a disponibilização do Wi-Fi pelo país adentro, também para além dos limites geográficos das instituições de ensino e pesquisa. Diferentes iniciativas da RNP visam levar a internet sem fio para ambientes públicos com grande circulação de pessoas, como aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias. Conheça algumas delas:

  • Em 2014, Porto Alegre se tornou a primeira cidade da América Latina a oferecer o acesso ao eduroam em locais públicos. Foram 15 pontos de conexão distribuídos pelo município, entre praças, parques e prédios públicos, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): São eles: Parque da Redenção, Avenida Ipiranga, Praça Quinze de Novembro, Avenida Princesa Isabel DEMHAB (Departamento Municipal da Habitação), Avenida Borges de Medeiros - SMOV e SPM (Secretaria de Obras e Viação e Secretaria do Planejamento), Parque Marinha do Brasil, Avenida Azenha (DMLU Departamento de Limpeza Urbano), Mercado Público, Usina do Gasômetro, Parque Marinha do Brasil (SME Secretária Municipal do Esporte), Largo Glênio Peres, Largo dos Açorianos, Praça Izabel a Católica, Viaduto Dom Pedro I e Praça da Alfândega.  Veja mais!
  • Desde o ano passado, o eduroam também está disponível para acesso no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, resultado de uma cooperação com a Linktel. Confira a notícia da época.
  • A RNP também está implantando o eduroam em pontos de Wi-Fi públicos em 40 praças em cidades de 20 cidades nordestinas por meio do projeto Nordeste Conectado, com fomento do Ministério das Comunicações (MCom). São elas: Caicó (RN), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Vitoria de Santo Antão (PE), Serra Talhada (PE), Juazeiro (BA), Barreiras (BA), Irecê (BA), Santo Antonio de Jesus (BA), Feira de Santana (BA), Paulo Afonso (BA), Parnaíba (PI), Iguatu (CE), Juazeiro do Norte (CE), Crateús (CE), Quixadá (CE), Crato (CE) e Redenção (CE);
  • Dentro do programa Wi-Fi Brasil, do Governo Federal, desenvolvido pelo MCom, projeto Infovia Potiguar prevê a disponibilização do Wi-Fi gratuito com eduroam em 67 localidades no Rio Grande do Norte e o projeto Infovia Alagoas conectará outros 67 espaços no estado de Alagoas, como praças, escolas, Centros de Assistência Social e Unidades de Saúde.

“A parceria com a Linktel é importante, não somente no apoio a nossa operação e manutenção desses pontos Wi-Fi que implantamos nas praças públicas, mas também para difundir nosso serviço de Wi-Fi seguro para a comunidade acadêmica, o eduroam”, declarou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi. 

Como se conectar a uma rede eduroam? 

O serviço permite que seus usuários se conectem à internet em qualquer lugar que possua pontos de acesso do eduroam, sendo a autenticação realizada com as credenciais da instituição de origem do usuário. Dessa forma, basta que a instituição seja usuária do serviço e que o internauta tenha o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet. Uma vez conectado com login e senha, a conexão da rede sem fio acontece de forma automática. No Brasil, para ser uma instituição de ensino e pesquisa provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Saiba mais sobre o serviço aqui.