Brasil participa do evento global de redes acadêmicas TNC21

- 14/06/2021

A partir da próxima segunda-feira (21/6), a rede acadêmica europeia Géant promove a 36ª edição do TNC, um dos principais eventos da comunidade global de pesquisa e educação, que este ano será em formato 100 % on-line. As inscrições são gratuitas e terminam nesta sexta-feira (18/6).

O programa do TNC terá início com a abertura da conferência pelo CEO da Géant, Erik Huizer, e presidente do Conselho da Géant, Andreas Dudler, da rede acadêmica suíça SWITCH. No dia 22/6, às 8h, o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo será um dos quatro palestrantes internacionais escolhidos como keynote speakers do evento, ao lado de Sue Black (Reino Unido), Adam Lewis (Austrália) e Serge Fdida (França). O tema de sua apresentação será uma colaboração interdisciplinar internacional em mudanças climáticas. 

A RNP representará o Brasil em diversos momentos da programação do TNC. No dia 21/6, às 6h40 (horário de Brasília), será realizada uma demonstração do projeto Green Mapping, em colaboração com a rede acadêmica canadense (Canarie), cujo objetivo é construir uma visualização integrada de mapas de topologias de redes acadêmicas.

Outros dois projetos da RNP ganharam um espaço na programação. No dia 24/6, às 10h, haverá uma apresentação do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a RNP, que distribui chips de internet móvel para estudantes de situação de vulnerabilidade econômica. Já no dia 25/6, às 5h, o projeto de implantação de Kubernetes da RNP participará de uma sessão de lightning talks.

Para se inscrever, acesse tnc21.geant.org.