Brasil participa de concurso internacional de colaboração em pesquisa

- 05/05/2015

Representado pela RNP, o Brasil entrou para o rol de 12 redes acadêmicas mundiais convidadas para apoiar o concurso internacional Enlighten Your Research Global, anunciado durante o Global Summit, evento promovido pela rede acadêmica norte-americana Internet2.

O objetivo é estimular a pesquisa colaborativa global na área de redes para atender a duas tendências: a realização de atividades de pesquisa entre colaboradores de diferentes países e a análise dos dados produzidos por meio de aplicações avançadas e redes de alto desempenho.

Até o dia 30/5, pesquisadores de instituições conectadas à rede acadêmica brasileira poderão submeter propostas de qualquer área de conhecimento que demandem novas necessidades de transferências de dados e processos de colaboração global pelo uso de redes.   

Na primeira fase de submissão, o pesquisador deverá identificar seus pares de colaboração, isto é, as instituições de onde necessita baixar ou transferir dados. Também deverá descrever seu processo de pesquisa (workflow) e relatar os problemas e comunicação atualmente observados. Na segunda etapa, engenheiros das redes acadêmicas envolvidas deverão realizar testes de comunicação e auxiliar o pesquisador no levantamento de requisitos, para melhorar o desempenho de transferência de dados.

O primeiro concurso Enlighten Your Research Global foi lançado em 2013 e premiou quatro projetos que promoveram a colaboração internacional em pesquisas sobre clima, biologia e ciência da computação. Na ocasião, a RNP apoiou uma proposta com participação do Laboratório de Microbiologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 2015, a expectativa é de que o concurso internacional apoie um número maior de projetos. Os finalistas têm a oportunidade de chegar aos resultados desejados por meio de infraestruturas de rede de alto desempenho operadas pelos 12 países participantes, além de poder contar com a consultoria de engenheiros de performance experientes, para indicar a melhor configuração de circuitos para as transferências de dados fim a fim.

Além do Brasil, também participam do Enlighten Your Research Global as redes acadêmicas dos Estados Unidos (Internet2 e ESnet), da Austrália (AARNet), da Áustria (ACOnet), da Alemanha (DFN), da Europa (Géant), do Reino Unido (Janet), da Polônia (PSNC), da Nova Zelândia (REANNZ), da Espanha (RedIRIS) e da Holanda (SURFnet e SURFsara).

Saiba mais sobre o concurso.