Brasil e União Europeia reforçam parceria com foco na transformação digital

- 29/11/2019

O Brasil e a União Europeia compartilham o mesmo entendimento sobre a importância da transformação digital para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e inclusão social.

Já são 12 anos de uma parceria de sucesso, em que foram investidos 50 milhões de euros em 20 projetos de pesquisa e inovação, envolvendo mais de 200 instituições de ambos os lados do Atlântico. Metade desses recursos foram aportados pelo governo brasileiro, sendo a maior parte oriunda da Lei de Informática, por meio do PPI da RNP.

Para reafirmar a importância dessa parceria, representantes do Brasil e da UE se reuniram em Bruxelas para o 11º Diálogo UE-Brasil sobre Sociedade da Informação e Economia Digital, realizado no dia 26/11. O evento é anual e acontece alternadamente no Brasil e na UE, organizado em conjunto pelo MCTIC, MRE e a DGConnect da Comissão Europeia.

A RNP teve três representantes na delegação brasileira: diretor e os coordenadores de P&D do CTIC Lisandro Granville, Wanderson Paim e Lucas Bondan, respectivamente. As chamadas coordenadas BR-UE e o apoio à P&D&I entraram nas discussões e ambos reforçaram o interesse em continuar e até a ampliar para novas metodologias de apoio, mais focadas na inovação e transferência tecnológica por meio da maior participação do setor produtivo brasileiro.

“Foi extremamente importante para a RNP fazer parte desse evento, para apresentar os resultados do trabalho de coordenação das últimas duas Chamadas BR-UE em TIC, além de poder colaborar nas discussões para delineamento de futuras iniciativas”, destacou Lisandro.

Foram debatidos assuntos de interesse comum da área de TIC, como a construção do cabo submarino entre Brasil e Europa. Além disso, o grupo trocou experiências e visões sobre a regulamentação das comunicações, segurança e privacidade de dados, digitalização da indústria, smart cities, inteligência artificial e outros.

O encontro também foi espaço para a definição de alguns compromissos, como a participação europeia em eventos brasileiros em áreas consideradas estratégicas, a definição de áreas prioritárias de pesquisa, desenvolvimento e inovação e uma agenda de reuniões para 2020 bem definida. Inteligência Artificial, Internet das Coisas e 5G foram algumas das áreas de interesse comum identificadas.

A próxima edição do Diálogo será realizada em Brasília no final do próximo ano, quando se espera ter já o anúncio das iniciativas conjuntas a serem desenvolvidas e incluídas no novo programa europeu "Horizon Europe", sucessor do atual H2020, que terá início em 2021.

Nessa edição, participou o embaixador do Brasil na União Europeia, Marcos Galvão, além de representantes de diversas instituições brasileiras, incluindo os secretários de Empreendedorismo e Inovação Paulo Alvim, e de Telecomunicações, Vitor Elisio, ambos do MCTIC.