BELLA II: RedCLARA promove Ideathon para o projeto Copernicus

- 13/03/2023

Em aliança com o Programa Copernicus e a rede avançada pan-europeia GÉANT, o Programa BELLA II e a RedCLARA realizarão o Ideathon “Copernicus Innovation Challenge" nos dias 21 e 22 de março, reunindo especialistas de todo o mundo para desenvolver ideias que ajudem a América Latina, o Caribe e a Europa para promover o uso dos dados de Copernicus no enfrentamento dos grandes desafios relacionados à gestão de riscos, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão da água e da terra e segurança alimentar.

A iniciativa busca propor respostas criativas e inovadoras em quatro áreas específicas: Inteligência Artificial (IA), Processamento de Dados, Acesso a Dados e Distribuição de Dados, apostando no desenvolvimento de capacidades na coleta e utilização de dados nos dois continentes e na articulação entre América Latina, Caribe e Europa que permita identificar as melhores ações para promover efetivamente este material. Além disso, promover iniciativas inovadoras na região, dando visibilidade e maximizando o uso da infraestrutura implantada no âmbito do Programa BELLA.

Em modalidade virtual, o Ideathon contará com sessões síncronas e assíncronas que permitirão o desenvolvimento de uma agenda com espaços de formação e mentoria para os participantes - organizações e especialistas cuja área de atuação esteja relacionada com as áreas temáticas de tecnologia incluídas na atividade - e espaços para a construção das ideias finais, bem como atividades simultâneas nas sessões de abertura e encerramento.

A avaliação das ideias finais acontecerá entre os dias 23 e 28 de março e ficará a cargo de júris especialistas nos temas trabalhados. A sessão de encerramento do evento e apresentação das ideias selecionadas acontecerá no dia 29 de março.

Para mais informações sobre o Ideathon “Copernicus Innovation Challenge”, seus objetivos e agenda completa, visite https://bit.ly/IdeathonCopernicusBELLA.

Fonte: RedCLARA