Ativada primeira conexão do novo PoP-SP à rede Ipê

- 12/08/2021

Foi ativado o primeiro circuito de backbone do novo Ponto de Presença da RNP em São Paulo, instalado no datacenter do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), fruto da longa parceria entre a RNP e a instituição. O circuito de 20 Gb/s é provido pela Claro e conecta São Paulo à Brasília (DF).

Com essa ativação, o novo PoP-SP passa a não mais depender somente da conectividade instalada no PoP da Universidade de São Paulo (USP). Os dois PoPs estão interconectados por circuitos de altíssimo desempenho, a 200 Gb/s.

Maior redundância e capacidade

A duplicação do Ponto de Presença da RNP em São Paulo tornou-se estratégica por essa cidade ser um importante ponto de entroncamento do tráfego nacional, devido a pontos de troca de tráfego (PTTs) lá existentes, além da existência de múltiplos links internacionais.

A oportunidade de instalar um outro Ponto de Presença na cidade de São Paulo surgiu dentro de um contexto de cooperação da RNP com o NIC.br, que ofereceu o espaço em seu novo datacenter.

A nova infraestrutura apoiará os projetos do PoP-SP da Sétima Geração da rede Ipê, que prevê conexões de altíssima velocidade em território nacional, as conexões internacionais com a Europa, através do Projeto BELLA e o cabo submarino Ellalink, e com os Estados Unidos, com o cabo submarino Monet, as iniciativas do IX.br, e a rede metropolitana de São Paulo (Metrosampa).

Leia mais:

RNP instala novo Ponto de Presença em São Paulo no datacenter do NIC.Br