América Latina ocupa posição de liderança na comunidade GNA

- 16/12/2021

Em 15/12, o gerente técnico da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Marco Teixeira, foi nomeado para ocupar um cargo de liderança no Global Network Advancement Group (GNA-G), com mandato de quatro anos. O GNA-G é uma comunidade internacional de redes acadêmicas que visa tornar as interconexões entre continentes mais eficientes para colaborações científicas globais e educação transnacional.

A Comunidade GNA-G se reúne algumas vezes por ano. O trabalho é feito em Grupos de Trabalho e supervisionados pela Equipe de Liderança, formada atualmente por David Wilde, (AARnet - Austrália), Harvey Newman (Caltech – EUA), Buseung Cho (KISTI – Coreia do Sul) e Erik-Jan Bos (NORDUnet – países escandinavos). Além de Marco Teixeira, Ivana Golub da rede acadêmica da Polônia (PSNC) foi nomeada para a outra vaga disponível.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para representar a América Latina e levar nossos pleitos para a comunidade internacional de forma direta”, comemorou Marco Teixeira.

Saiba mais sobre o GNA no site da iniciativa. 

Sobre Marco Teixeira
 

Marco Teixeira

Marco Teixeira é graduado e pós-graduado em Redes de Computadores com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui 16 anos de experiência em configuração e gerenciamento de redes IP, bem como estruturação de data centers. Na RNP, dentro do Núcleo de Engenharia da RedCLARA, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos de engenharia para a rede latino-americana, com ênfase no desenvolvimento de soluções de conectividade e infraestrutura.

Além disso, desenvolve atividades que visam o bom funcionamento da rede, com a implementação de soluções técnicas para identificar problemas e oportunidades de melhoria. 

Desde 2019, ocupa o cargo de Gerente Técnico da RedCLARA, onde é responsável pela gestão das equipes técnicas (NOC, NEG e SEG) e pelo desenvolvimento de projetos de cooperação como BELLA e Amlight. 

Durante este período, foi responsável pelo desenvolvimento de uma estratégia para redução de despesas utilizando diferentes métodos como negociação de contratos, alteração de links da topologia, gerando economia anual de 50% do orçamento de OPEX.