Acordo com Serpro possibilitará a expansão da Rede Metropolitana de Salvador em 25 km

Categoria
- 12/05/2016

A RNP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram um acordo que viabilizará a ampliação da Rede Metropolitana de Salvador, a Remessa, em 25 quilômetros de extensão.

O compromisso foi firmado em dezembro e o repasse, de R$ 518 mil do Serpro, aconteceu em abril, o que já viabilizou o começo dos trabalhos de implantação. Esse investimento financiará integralmente a implantação da Remessa, que passará a atender o Hospital do Subúrbio e o Instituto Anísio Teixeira, aumentando sua capilaridade e melhorando sua disponibilidade para as instituições usuárias atuais e futuras.

Em contrapartida, com o investimento, o Serpro poderá atender, com fibra óptica, o escritório da Presidência da República na Base Naval de Aratu, na capital baiana, além de outros 13 pontos de interesse em todo o traçado da Remessa. O acordo com a RNP também permitirá à empresa reduzir os custos com a contratação de links de internet.

“O Serpro fará uso de dois pares de fibra óptica, ou seja, quatro fibras, em todo o traçado existente da Remessa, como contrapartida ao seu investimento na ampliação da rede. Esse é o primeiro investimento, dentre os previstos no primeiro termo de ajuste ao acordo de cooperação com a RNP, que deve beneficiar, ainda, as Redecomeps de Pelotas (RS) e Porto Velho (RO). A Remessa e a nossa Gerência de Engenharia de Redes já estão trabalhando nesta ampliação em Salvador”, detalhou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.