4ª Chamada Coordenada BR-UE será anunciada durante ICTWeek 2016

- 12/09/2016

Será realizado, no dia 20/9, em Brasília, o anúncio das regras para a 4ª Chamada Coordenada BR-EU. O objetivo é apoiar e promover projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento nos temas Internet das Coisas, 5G e Computação em Nuvem, por meio de consórcios entre instituições e empresas brasileiras e estrangeiras. O evento faz parte da programação do ICTWeek 2016, promovido pelo Brasil e a Comissão Europeia, entre 20 e 23/9.

O ICTWeek acontece por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Comissão Europeia, no âmbito do programa Diálogos Setoriais. No primeiro dia do evento, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará um workshop para demonstrar os resultados preliminares de projetos da seleção anterior e apresentar informações para empresários e pesquisadores interessados em participar da 4ª Chamada. Em 2015, o aporte aos cinco projetos contemplados foi de €7 milhões nas áreas de computação em nuvem, processamento de alto desempenho e plataformas experimentais.

A programação do workshop ainda traz um painel aberto à participação de proponentes interessados em submeter projetos. Neste espaço, os pesquisadores poderão apresentar rapidamente (por meio de um pitch) os objetivos e áreas de pesquisa na tentativa de atrair parceiros.

Para o coordenador de projetos da RNP, Wanderson Paim, a chamada é mais um passo em direção à consolidação da relação entre Brasil e União Europeia em TIC. “A cooperação internacional é altamente proveitosa, pois incentiva a geração de novas parcerias e a troca de informações entre pesquisadores e empresas preocupadas com o avanço tecnológico. Os resultados têm sido satisfatórios e isso nos leva a acreditar que estamos no caminho certo”, destaca.

Os interessados em participar do workshop devem indicar o interesse por meio do formulário.

Serviço:

ICTWeek 2016 – Workshop Chamada Coordenada BR-UE

Data: 20/9

Horário: a partir das 14h

Local: Universidade dos Correios - SCEN Lote 4 - Asa Norte, Brasília - DF, 70800-900

Clique aqui para ver a programação.