A 3ª edição do Fórum RNP, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de setembro, em Brasília, vai apresentar paineis sobre o uso da tecnologia Ultra-HD (4K) na área médica, e a aplicabilidade de um robô de telepresença.
Com o apoio do SIG (Grupo de Interesse Especial) de TeleDermatologia da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), será realizada, pela primeira vez, no dia 2, uma transmissão ao vivo, em resolução 4K, de um procedimento de biópsia de pele a partir do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
O objetivo é apresentar a solução de captura e transmissão 4K, desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo desenvolvimento foi financiado pela RNP. Na ocasião, também será debatida a aplicação dessa tecnologia na área de e-Saúde.
Moderado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, o painel sobre o uso de 4K pela área médica terá como palestrantes Luiz Ary Messina (Rute/RNP), Guido Lemos e Erick Melo, do Lavid/UFPB, Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio e Ciro Gomes, do Hospital Universitário de Brasília.
“Teremos outra demonstração comparando 4K com HD, que será uma exibição constante, durante todo o evento no salão Botticelli”, diz Leandro Ciuffo, coordenador da demonstração 4K.
No dia 3, será apresentado um estudo de caso do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Neste painel, os participantes do Fórum poderão ver de perto o primeiro robô de telepresença brasileiro (R1T1) e sua aplicabilidade em um ambiente hospitalar.
Desenvolvido por uma startup nacional, o R1T1 passou a ser utilizado em consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação, pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica do HUM. Os palestrantes serão Paulo Roberto Donadio e Juliana Daibert, do Hospital Universitário Regional de Maringá, e Antonio Henrique Dianin, da DMS Company.