Seções
Texto

Preguntas frecuentes

Texto

Conectividad

1 - ¿A quién debo informar los problemas en el circuito de mi institución?

Indisponibilidades, degradação ou qualquer outro problema no circuito da instituição deverão ser reportados ao Service Desk da RNP pelo canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

2 - ¿Quién puede solicitar abertura de llamado referente al circuito de internet de mi institución?

Somente contatos autorizados poderão realizar a abertura. Caso seja responsável técnico da instituição, encaminhe a solicitação de inclusão em um de nossos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

A equipe realizará as tratativas do incidente e, quando resolvido, dará um feedback à instituição.

 

3 - Deseo realizar modificaciones (activación, desactivación, cambiar dirección, aumento de banda) en el circuito de mi institución. ¿Qué debo hacer?

A nossa equipe de Relacionamento com o Cliente é responsável por realizar todos os ajustes com a instituição. Caso o gestor da instituição não tenha o contato direto com essa equipe, envie sua solicitação a equipe do Service Desk pelos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

Sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe de Relacionamento com o Cliente.

4 - ¿Cómo conectar mi institución a la red Ipê?

Acesse a página https://www.rnp.br/sistema-rnp/faca-parte.

 

Texto

Servicios

1- ¿Qué necesita mi institución para utilizar los servicios de RNP?

Para a utilização dos serviços fornecidos pela RNP, é necessário que a instituição realize o processo de credenciamento. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando o credenciamento junto à RNP para atendimento@rnp.br.

2- ¿Mi institución ya tiene acceso a CAFe, por lo tanto, puedo utilizar eduroam?

Não, para utilizar o eduroam, é necessário realizar o processo de adesão ao serviço. Após a instituição concluir este processo, os usuários cadastrados conseguirão utilizar livremente o serviço. Lembrando que a CAFe é pré-requisito para a adesão ao eduroam.

3- Me olvide mi contraseña de CAFe. ¿Qué debo hacer?

Para alterar e/ou resetar sua senha da CAFe, será necessário procurar o suporte local de sua instituição, pois somente eles terão os devidos acessos para alterar ou resetar sua senha.

4- ¿Cuánto mi institución tiene que pagar para utilizar los servicios avanzados de RNP (Conferencia Web, CAFe, eduroam, etc.)?

Nada, pois os serviços avançados da RNP são disponibilizados às instituições de forma gratuita. Lembrando que os recursos de hardware, como servidores físicos, ficam a cargo da instituição.

5- Tuve problemas para acceder a eduroam en una institución de la que no formo parte. ¿Qué debo hacer?

Primeiramente, é muito importante que você procure o suporte da instituição ao qual você está. A equipe de suporte local irá verificar se há problemas internos na instituição que possam afetar a utilização do serviço. Caso o problema persista, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

 

Texto

Seguridad

1 -  ¿Cómo recupero mi contraseña para tener acceso a SGIS?

A senha pode ser recuperada na opção “Recuperação de Senha” que consta na página principal ou pelo link https://sgis.rnp.br/accounts/password_reset/.

2 - ¿Cómo haga para tener acceso a SGIS, para tratar las notificaciones de mi institución?

Para acessar o SGIS, é necessário que o administrador (informar o administrador que está cadastrado à respectiva instituição no SGIS) encaminhe os dados (Nome Completo, E-mail institucional, Telefone e Função) para cais@cais.rnp.br.

3- ¿Cuál servidor NTP CAIS recomienda su uso?

Orientamos a utilização dos servidores implementados pelo CAIS, segue abaixo os servidores NTP disponibilizados:

- ntp1.pop-df.rnp.br (stratum 1)

- ntp.cais.rnp.br (stratum 2)

4- ¿CAIS tiene algún material de apoyo de seguridad de la información?

Sim, esse material está disponível no site da RNP, podendo ser acessado pelo link https://site-publico.rnp.br/sistema-rnp/cais.