Preguntas frecuentes
Conectividad
- 1 - ¿A quién debo informar los problemas en el circuito de mi institución?
-
Indisponibilidades, degradação ou qualquer outro problema no circuito da instituição deverão ser reportados ao Service Desk da RNP pelo canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
- 2 - ¿Quién puede solicitar abertura de llamado referente al circuito de internet de mi institución?
-
Somente contatos autorizados poderão realizar a abertura. Caso seja responsável técnico da instituição, encaminhe a solicitação de inclusão em um de nossos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
A equipe realizará as tratativas do incidente e, quando resolvido, dará um feedback à instituição.
- 3 - Deseo realizar modificaciones (activación, desactivación, cambiar dirección, aumento de banda) en el circuito de mi institución. ¿Qué debo hacer?
-
A nossa equipe de Relacionamento com o Cliente é responsável por realizar todos os ajustes com a instituição. Caso o gestor da instituição não tenha o contato direto com essa equipe, envie sua solicitação a equipe do Service Desk pelos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
Sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe de Relacionamento com o Cliente.
- 4 - ¿Cómo conectar mi institución a la red Ipê?
-
Acesse a página https://www.rnp.br/sistema-rnp/faca-parte.
Servicios
- 1- ¿Qué necesita mi institución para utilizar los servicios de RNP?
-
Para a utilização dos serviços fornecidos pela RNP, é necessário que a instituição realize o processo de credenciamento. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando o credenciamento junto à RNP para atendimento@rnp.br.
- 2- ¿Mi institución ya tiene acceso a CAFe, por lo tanto, puedo utilizar eduroam?
-
Não, para utilizar o eduroam, é necessário realizar o processo de adesão ao serviço. Após a instituição concluir este processo, os usuários cadastrados conseguirão utilizar livremente o serviço. Lembrando que a CAFe é pré-requisito para a adesão ao eduroam.
- 3- Me olvide mi contraseña de CAFe. ¿Qué debo hacer?
-
Para alterar e/ou resetar sua senha da CAFe, será necessário procurar o suporte local de sua instituição, pois somente eles terão os devidos acessos para alterar ou resetar sua senha.
- 4- ¿Cuánto mi institución tiene que pagar para utilizar los servicios avanzados de RNP (Conferencia Web, CAFe, eduroam, etc.)?
-
Nada, pois os serviços avançados da RNP são disponibilizados às instituições de forma gratuita. Lembrando que os recursos de hardware, como servidores físicos, ficam a cargo da instituição.
- 5- Tuve problemas para acceder a eduroam en una institución de la que no formo parte. ¿Qué debo hacer?
-
Primeiramente, é muito importante que você procure o suporte da instituição ao qual você está. A equipe de suporte local irá verificar se há problemas internos na instituição que possam afetar a utilização do serviço. Caso o problema persista, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
Seguridad
- 1 - ¿Cómo recupero mi contraseña para tener acceso a SGIS?
-
A senha pode ser recuperada na opção “Recuperação de Senha” que consta na página principal ou pelo link https://sgis.rnp.br/accounts/password_reset/.
- 2 - ¿Cómo haga para tener acceso a SGIS, para tratar las notificaciones de mi institución?
-
Para acessar o SGIS, é necessário que o administrador (informar o administrador que está cadastrado à respectiva instituição no SGIS) encaminhe os dados (Nome Completo, E-mail institucional, Telefone e Função) para cais@cais.rnp.br.
- 3- ¿Cuál servidor NTP CAIS recomienda su uso?
-
Orientamos a utilização dos servidores implementados pelo CAIS, segue abaixo os servidores NTP disponibilizados:
- ntp1.pop-df.rnp.br (stratum 1)
- ntp.cais.rnp.br (stratum 2)
- 4- ¿CAIS tiene algún material de apoyo de seguridad de la información?
-
Sim, esse material está disponível no site da RNP, podendo ser acessado pelo link https://site-publico.rnp.br/sistema-rnp/cais.