Instituto Federal de Brasília passa a integrar a iniciativa Cinemas em Rede

- 07/10/2020

O Instituto Federal de Brasília (IFB) passou a integrar a iniciativa Cinemas em Rede, que a RNP mantém com a comunidade de cinemas, exibidores e programadores de universidades e institutos federais no país. O IFB possui um campus especificamente voltado para a produção audiovisual, na cidade de Recanto das Emas, e a primeira atividade em realização conjunta será a 2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia, que acontecerá entre os dias 25/11 e 12/12.

A parceria com o IFB faz parte do processo de reorganização do Cinemas em Rede como uma Rede de Colaboração de Comunidade (RCC), de cinemas, exibidores e programadores de universidades, institutos federais e outras organizações usuárias da RNP.

Este ano, devido à pandemia, o Cinemas em Rede promoveu debates on-line, como o último sobre “Cinema e educação em tempos de pandemia e quarentena”, com a presença de grandes diretoras do cinema nacional, e a parceria com o grupo de pesquisas em Poéticas Ameríndias, para ciclo de exibições sobre a produção audiovisual indígena entre os meses de outubro, novembro e dezembro.

Sobre o Festival Recanto do Cinema

Estão abertas as inscrições para o Festival Recanto do Cinema, por meio de dois editais: um para a Mostra Competitiva de Curtas e outro para atividades formativas do LabRecanto. Devido à pandemia, o Festival foi totalmente adaptado para o formato virtual e contará com ações de exibição on-line, além de debates, oficinas e encontros com realizadores e profissionais do setor audiovisual.

Produzido por professores, alunos e técnicos do Campus Recanto das Emas, o Festival apresenta o tema "Memória, Identidades e Territórios", que busca conhecer e valorizar as narrativas protagonizadas pelas periferias brasileiras. Assuntos como diversidade, afetos, processos históricos de luta e resistência, e discursos e práticas contra-hegemônicos serão discutidos durante o evento.

Leia mais no site do IFB

As inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros serão gratuitas e podem ser feitas pelo site do Festival. Já as inscrições para o LabRecanto acontecem de 5 a 18 de outubro de 2020.

O edital e a ficha de inscrição também estão disponíveis no site do festival. www.recantodocinema.com.br.
 

;