Importância da colaboração internacional em IoT é um dos destaques da IoTWeek2019

- 19/06/2019

A RNP está na IoTWeek2019, na Dinamarca. O coordenador do CTIC/RNP Wanderson Paim representou a organização no painel 'IoT para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Reduzir as Desigualdades nos Países em Desenvolvimento (SDG10)', realizado em 18/6, em que ressaltou o papel da colaboração internacional em Internet das Coisas na solução dos desafios sustentáveis globais. Também estão participando dessa edição os três projetos pilotos em IoT selecionados na 4ª Chamada Coordenada EU-BR: Fasten - Industria 4.0, Swamp - irrigação de precisão e OCARIoT - redução da obesidade infantil.

De acordo com Paim, as manchetes dos veículos de comunicação costumam relacionar as previsões de IoT a ganhos econômicos, falam em termos financeiros, como USD 315 bilhões até 2020, USD 520 bilhões até 2023. “No entanto, o que as estimativas têm negligenciado é o cálculo do impacto de IoT sobre aspectos como a qualidade de vida dos cidadãos, produtividade, redução das desigualdades, economia e qualidade da água, energia e mobilidade. Na cooperação entre BR-UE em TIC, além de se considerar todos esses aspectos geralmente negligenciados sobre IoT, o mecanismo de co-financiamento de projetos de colaboração, ainda favorece diversos outros aspectos como a diplomacia, troca de know-how, compartilhamento de infraestruturas de pesquisa e intercâmbio de pesquisadores", destacou Paim.

O evento, que conta com cerca de 2 mil participantes, tem destaque no ambiente de IoT global, pois possui uma agenda variada, com espaço suficiente para projetos de P&D, governo e empresas. A participação da comunidade brasileira traz oportunidades para todas as áreas. “Uma das startups brasileiras presentes, a Lithium, vencedora de um prêmio no IoTWeek do ano passado, por exemplo, já encontrou entre os participantes diversas propostas de fornecedores para a solução que eles propõem, além de nichos de clientes antes não imaginados. Para a RNP, na condição de coordenadora das Chamadas Coordenadas EU-BR, é uma grande oportunidade de disseminar o mecanismo de financiamento conjunto entre BR e EU. Dessa forma, no caso de uma possível nova edição da chamada, a comunidade conseguiria reagir de forma mais ágil na composição de consórcios e desenvolvimento de propostas”, finalizou o coordenador.

Uma comitiva brasileira também esteve no evento e contou com a participação dos professores Carlos Kamienski (UFABC), Sérgio Ribeiro (CPqD), Eduardo Kaplan (BNDES), Zuffo e Cesar (USP); Diogo Machado (Petrobrás); Enzo Frazzon (UFSC); Vitor Fernandes (DasCoisas); Felipe Jesus (Lithium); Gabriel Marão (FórumIoT); e José Gontijo (MCTIC).

Saiba mais sobre os projetos

Fasten

Swamp

OCARIoT

Sobre a Cooperação BR-UE em TIC

Os projetos executados em cooperação entre instituições brasileiras e europeias no âmbito das Chamadas Coordenadas são frutos de recursos da Lei de Informática, gerenciados pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC). A RNP faz uso desses recursos, por meio dos Programas e Projetos Prioritários em TI (PPI), para coordenar os projetos e promover a cooperação de forma harmônica, buscando apoiar o desenvolvimento e potencializar os resultados das pesquisas.