Seções
Texto

Papel da RNP

Texto

A RNP foi responsável pelo desenho da arquitetura e customização da plataforma SiBBr baseada na infraestrutura Living Atlas – LA e segue atuando na operacionalização, sustentação tecnológica, evolução e oferta da solução, na forma de uma plataforma digital integrada ao Sistema RNP. 

Texto

Como funciona

Texto

Desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr atua como o nó brasileiro do GBIF (Global Biodiversity Information Facility), iniciativa multilateral de aproximadamente 60 países participantes.

Os dados disponibilizados na plataforma são originados de instituições nacionais de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, projetos e programas de pesquisas e redes temáticas (provedores de dados).

Veja como a solução funciona no vídeo!

 

Acompanhe o número de registros cadastrados na plataforma em tempo real!

Texto

Tecnologia adotada

Para a construção da plataforma SiBBr, a RNP adotou uma solução baseada em Kubernetes, um sistema de orquestração de contêineres open-source que facilita a implantação por meio de declarações de estado, segurança e escalabilidade permitindo uma melhor gestão da plataforma. Além disso, todo o ecossistema está hospedado em nuvem pública gerenciada pela RNP.

;