RNP no combate ao Covid-19

- 03/04/2020

Diante do impacto do avanço do Covid-19, a RNP está coordenando ações para apoiar a comunidade acadêmica brasileira e autoridades sanitárias que utilizam serviços de comunicação e colaboração, para que elas possam dar continuidade às suas atividades, principalmente as ações de combate ao vírus.

A primeira medida foi ampliar o acesso aos nossos serviços de videocolaboração, Conferência Web e Videoconferência, assim como o portal [email protected], para os Ministérios, estabelecimentos de saúde, unidades de pesquisa e instituições de ensino superior e educação tecnológica.

Conferência Web

Nós temos observado um crescimento diário de 30% desde do início da crise, tendo atingido o seu pico, quinta-feira dia 19/3, quando atingimos 95% da nossa capacidade instalada.

Número de acessos simultâneos cresce

Além disso, diariamente, monitoramos e atualizamos neste conteúdo a quantidade de usuários simultâneos, de salas virtuais em uso e de acessos totais no portal. Na quinta-feira (2/4), esse número foi de:

Número de usuários, acessos e salas no Conferência Web


Estamos trabalhando para ampliar a capacidade do serviço. Já foram 30 novos servidores e estamos trabalhando para adicionar 70 novos na próxima semana.

Aumento de servidores: de 30 para 100

 

Apesar disso, você pode enfrentar atrasos ou indisponibilidades durante os horários de pico - entre 9h30 e 10h30 e 14h e 15h30.

Quais são os horários de pico?

 

Videoconferência

Para o uso em reuniões, outra ferramenta em operação é o Videoconferência. Apenas na última quinta-feira (2/4), foram mais de 12 horas dedicadas. Para isso, 77 salas foram utilizadas. 

Horas de reunião do Videoconferência

[email protected]

Em uma semana, entre os dias 26/3 e 2/4, a plataforma acumulou uma audiência de quase 400 mil acessos totais. 

Acessos em uma semana no Vídeo@RNP

Telemedicina

A RNP disponibiliza a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), nossa maior rede colaborativa, para ações de apoio à capacitação, assistência remota e segunda opinião em combate ao vírus. Para o enfrentamento da pandemia, foi criado um Grupo de Interesse Especial (SIG) Covid-19.

Acesse o site da RUTE e confira a agenda.

Webinares

A RNP, pela Escola Superior de Redes (ESR) está organizando uma série de webinares para auxiliar a comunidade de ensino e pesquisa durante a crise, com a participação de especialistas em diversas áreas de conhecimento.

Os webinares são transmitidos para a América Latina pela RedCLARA, com tradução simultânea para o Espanhol.

Veja a agenda dos próximos webinares:

- 3/4: Home Office: os dados da sua organização estão seguros?

Medidas corporativas

Com o objetivo de zelar pelas pessoas e seu bem-estar no ambiente de trabalho, a RNP criou um Comitê Covid-19 para a tomada de decisões e ampliou o home office para seus colaboradores entre os dias 17 e 30/3, todos os dias da semana. O home office também foi estendido aos colaboradores que atuam nos Pontos de Presença (PoPs), sejam quadro RNP ou terceirizados.

Também reforçamos a importância da prevenção contra a pandemia, orientando nossos colaboradores e prestadores de serviço à comunidade sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto à higiene.

Entre em contato

Se sua organização é uma Instituição de Ensino e Pesquisa, Estabelecimento de Saúde com Ensino e precisa da nossa ajuda, entre em contato conosco pelo nosso Service Desk, pelo e-mail [email protected] ou telefone/Whatsapp 0800 722 0216.

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade