De passagem por Brasília, para participar do III Fórum RNP, realizado entre os dias 02 e 04/09, o diretor do Departamento de Conhecimento, Ética e Pesquisa da Organização Mundial da Saúde, Najeeb Al-Shorbaji, aproveitou a visita à capital federal para conhecer a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a unidade local da RNP, onde foi recebido pelo diretor-geral, Nelson Simões.
O executivo parabenizou à organização pelo trabalho de coordenação realizado com a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa que já ultrapassou a marca das 100 unidades de telemedicina em operação por todo o Brasil. “A RNP conseguiu reunir uma série de instituições brasileiras para trabalhar de forma construtiva, utilizando as TIC para que as pessoas que vivem em áreas remotas possam receber o atendimento e a atenção médica que necessitam”, elogiou Najeeb.
Em sua vinda ao Brasil, ele foi ciceroneado pelo coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, com quem compartilhou conhecimentos na área de e-Saúde. “Meu interesse é ver a telemedicina e outras tecnologias de comunicação contribuindo para a Cobertura Universal de Saúde, cujo objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde de que necessitam”, disse Najeeb, ao saber detalhes de como funciona o trabalho realizado pela Rute no país.