Uso do fone@RNP gera economia para a Embrapa

Uso do fone@RNP gera economia para a Embrapa

Em 2016, a RNP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram uma parceria que previu a implementação do fone@RNP em 25 unidades da instituição. Essa ação foi finalizada e vem gerando uma economia significativa na conta telefônica da empresa, estimada em R$ 135 mil até o momento.

A Embrapa tem como característica peculiar a presença em quase todo o território nacional. Por isso, é frequente a comunicação telefônica entre as diversas unidades, principalmente com a sede, em Brasília. Com isso, um dos grandes impactos da implementação do serviço é a redução de custos com ligações interurbanas, sem a perda da qualidade das ligações.

“A implementação dessa solução foi muito bem vista pelos líderes da empresa, pois trouxe redução de despesas em momentos de crise econômica. As 25 unidades já haviam implantado essa solução, em sua versão anterior, sem sucesso, pois o empregado tinha que selecionar entre a ligação comercial e a pelo fone@RNP, que muitas vezes não completava. Implantar a nova versão, que se mostrou de ótima qualidade, foi positivo para o fortalecimento do nosso Departamento de TIC e para a RNP, que demonstrou maior capacidade na operação desse serviço”, destacou a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Embrapa, Edméia de Andrade.

Liderada tecnicamente por nosso gerente de Serviços, Hélder Vitorino, a implementação contou com o apoio de colaboradores de todas as unidades contempladas. O analista da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica (RJ), Hugo Freitas, acompanhou as evoluções do serviço, desde a versão 2008 à atual, com os novos appliances. “O foco do projeto é nobre. Montar uma infraestrutura que possibilita a comunicação telefônica entre as diversas instituições, aproveitando conexões de dados existentes, é um belo exemplo de otimização do uso de recursos públicos com foco em TIC”, explicou Freitas.

Quem conduziu a instalação na Embrapa Mandioca e Fruticultura, que fica em Cruz das Almas (BA), foi o supervisor do NTI, Murilo Crespo. Ele afirmou que o processo foi rápido e o suporte da nossa organização foi fundamental. “As equipes da RNP e da CAM Tecnologia acompanharam todo o processo. Eles nos explicaram detalhes da solução, fizeram o acompanhamento das instalações físicas e conduziram toda a configuração do serviço remotamente. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e já calculamos uma boa redução de custos com nossas ligações”, comemorou.

Os benefícios dessas implementações também terão impacto na RNP e em suas demais instituições usuárias. “A instalação do fone@RNP nas 25 unidades da Embrapa distribuídas em todo o território nacional, bem como nas 14 previstas para este ano, proporciona um aumento da capilaridade do serviço, inclusive nas localidades que não eram atendidas pelo fone@RNP, o que contribui para redução de custos de ligações telefônicas também para as demais instituições usuárias da RNP, que realizam ligações interurbanas para essas localidades” , garantiu o gerente de Soluções e responsável pela gestão das ações da cooperação com a Embrapa, Christian Miziara. No total, 22 cidades já foram beneficiadas com o serviço.

A parceria vai continuar

Essa parceria entre a RNP e a Embrapa foi formalizada em 2016, por meio do 12º termo aditivo, em que a instituição passou a cooperar com o Programa Interministerial RNP (PI-RNP). O trabalho conjunto tem como foco implementar os serviços avançados da RNP, ações de capacitação, além de acesso em alta capacidade nas unidades da Embrapa. E esse é só o começo.

“Estamos executando o 2º termo aditivo e já iniciamos a definição das metas a serem incluídas no próximo. Formalizar a parceria da Embrapa com a RNP fortaleceu o relacionamento entre as partes e possibilitou a disponibilização de serviços básicos, como o link de acesso à internet com qualidade, menor custos e melhoria na velocidade. Esse serviço é essencial para uma empresa de pesquisa, com unidades no interior do Brasil, e, em alguns casos, em zonas rurais. Esse fato impedia a boa comunicação entre os pesquisadores da Embrapa e as instituições de pesquisa nacionais e internacionais”, finalizou Edméia.

Foto: Participaram da implantação do fone@RNP na Embrapa Agrobiologia os analistas Fernando Wyllie, Hugo Freitas, Jefferson Lima, Jayme Kessedjian e José Antônio Pires.

Mapa das unidades da Embrapa usuárias do fone@RNP:

Mapa das unidades da Embrapa usuárias do fone@RNP