Segurança cibernética ganha foco estratégico na RNP

Novo plano estratégico guiará as ações da RNP nos próximos cinco anos

Após cinco meses de trabalhos intensos de entrevistas, pesquisas e análises realizadas em conjunto com os times da empresa Kryptus Segurança da Informação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi entregue o Programa Estratégico de Segurança da Informação da RNP.

O plano estabelece dez Objetivos Estratégicos de Segurança da Informação (OESI), que devem ser alcançados de forma planejada nos próximos cinco anos. Como destaque, estão a oferta de serviços cada vez mais seguros e o fortalecimento da segurança do Sistema RNP, que interliga mais de mil pontos no território nacional, beneficiando cerca de 4 milhões de alunos, professores, colaboradores e pesquisadores de instituições de ensino superior, institutos tecnológicos e de pesquisa, museus e hospitais universitários.

Com a nova orientação, a visão é ter a prática de segurança da informação da RNP reconhecida nos âmbitos nacional e internacional com serviços seguros, pessoas conscientes, processos maduros e tecnologias adequadas.

“A nossa Estratégia de Segurança da Informação vai além da mera visão de proteger os ativos da RNP. Ela reconhece o tema como uma oportunidade de negócio, através da oferta de serviços e soluções de segurança com valor percebido pelos usuários finais”, destaca o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

“Ao mesmo tempo que a RNP tem um papel estratégico para a área de ensino e pesquisa no país, a organização possui uma natureza muito particular, fazendo com que frameworks de segurança tradicionais de análise não bastassem para o estabelecimento do Plano. Isso tornou o trabalho especialmente rico em termos de resultados – foi uma honra termos colaborado”, comenta o CEO da Kryptus, Roberto Gallo.

Gallo ainda complementa que “no mundo em geral e no Brasil, em particular, são raras as ações estruturantes em termos de segurança da informação para as áreas de educação e pesquisa. Pela abrangência da RNP e pela envergadura do Plano, creio que se abre uma oportunidade única para mudar decisivamente a área no País.