RNP apresenta o Nasnuvens no Fórum 2018

RNP apresenta novo conceito em computação em nuvem no Fórum 2018

Gerar conexões que transformam o mundo através das tecnologias de informação e comunicação é o propósito que move a RNP para apresentar no Fórum 2018 o seu mais novo conceito em computação em nuvem, o Nasnuvens.

O que é

Serviços e soluções em nuvem para ensino, pesquisa e inovação.

O Nasnuvens tem como objetivo ampliar a oferta de serviços em nuvem para as instituições de ensino e pesquisa através de um modelo baseado em consumo. Sua interface web permite atender às necessidades dos gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, para acesso aos serviços disponibilizados em um único ambiente de fácil acesso e seguro.

Por sua dimensão, o projeto Nasnuvens foi criado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que reuniu profissionais de várias áreas da RNP e diversos parceiros.

Inicialmente serão disponibilizados alguns dos serviços federados da própria RNP, como Edudrive, Mconf, Compute e FileSender, além de ferramentas de provedores reconhecidos no mercado, como Office 365 da Microsoft e Gsuite for education do Google.

Como vai funcionar

Na primeira fase o gestor de TI será responsável por fazer a adesão e disponibilizar o Nasnuvens para os usuários da sua instituição.

De forma simples e ágil, o gestor terá sob seu comando uma plataforma onde selecionará, ofertará e controlará a oferta dos serviços em nuvem de forma a ter uma gestão facilitada e completa das necessidades dos usuários.

O Nasnuvens conta com um ambiente web integrado e personalizado, onde estarão centralizados os serviços em nuvem da RNP e seus parceiros, permitindo que cada usuário faça a gestão das suas aplicações.

As ofertas irão se ampliar ao longo do tempo através de acordos que a RNP está desenvolvendo com diversos provedores de serviços e instituições parceiras. Esses acordos seguem rigorosos critérios, baseados na vasta experiência e conhecimento da RNP no desenvolvimento e operação de serviços de TIC, bem como nas pesquisas de campo que nortearam o projeto Nasnuvens.

Foco nas necessidades dos usuários

Conhecer e entender as necessidades e as demandas tecnológicas dos coordenadores, professores, pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação (PPGs) brasileiros para ampliar a cooperação, mediada pelo uso das TIC, reuniu a RNP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Iniciativa PPGs. Esse Projeto tem como diferencial o uso da abordagem do Design Thinking, combinada com metodologias ágeis, que colocam o usuário final no centro do processo e criam soluções de forma colaborativa.

As informações e ideias colhidas ao longo da execução do projeto PPGs alimentaram o desenvolvimento do Nasnuvens para ofertar serviços atrativos para os usuários aos quais se destina, atendendo com maior assertividade as suas demandas.

Infraestrutura como Serviço

Em breve o Nasnuvens irá ofertar a possibilidade das instituições de ensino e pesquisa migrarem, processarem e armazenarem suas aplicações e dados na nuvem acadêmica de forma simplificada e segura, com preços competitivos previamente acordados pela RNP com os parceiros, mantendo a confiabilidade e a qualidade reconhecidas pelos seus mais de 25 anos de atuação.

FÓRUM 2018

Durante o Fórum 2018, o Nasnuvens será apresentado pelo Diretor de Serviços e Soluções da RNP, que detalhará os serviços inicialmente ofertados, a forma de adesão e os planos de evolução.

O Nasnuvens será disponibilizado gradualmente para adesão dos Gestores de TI, e seus usuários, a partir de outubro. No momento o serviço está na fase final de implantação e testes da sua primeira versão, sendo que já é possível conhecer e experimentar acessando seu ambiente web em http://nasnuvens.rnp.br*.

(*) o acesso ao ambiente web do Nasnuvens requer autenticação através da federação CAFe.