Em sua última sessão de 2017, o programa Cinemas em Rede apresentará curtas-metragens produzidos por alunos e ex-alunos das instituições participantes do projeto. Nos dias 9/11 e 16/11, às 19h (horário de verão), serão apresentados, gratuitamente, oito filmes nas respectivas salas de exibição das instituições dos produtores das obras.
Os títulos têm duração de três a 15 minutos e abordam temas atuais como a questão LGBT, ansiedade, suicídio, entre outros. É uma oportunidade de conhecer diferentes pontos de vista em variados temas em voga na sociedade brasileira.
Os títulos são: “Os segredos que a Cal esconde”; “LGBT de Periferia”; “Habitat”; “QUIM: ERA”; “Uma Carta”; “a n x i e t a t i s”; “Dormente”; “De Passagem”. Após cada sessão, haverá um bate-papo transmitido para outras salas de cinema do circuito universitário pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
No dia 9/11, serão três universidades participantes: Cine UFPel, Cine UFSCar e Sala Redenção (UFRGS). O bate-papo contará com a participação de Taila Suliman, diretora do filme “QUIM:ERA” (UFPel), “Bruno Oliveira”, diretor do filme “De Passagem” (UFSCar) e “Bruna Giuliatti”, diretora do filme “Uma Carta” (UFRGS).
Já no dia 16/11, a sessão contará com a participação do Cinema da UFBA, Cine Teatro Vila Rica (UFOP), Cine Arte UFF, Cine Aruanda (UFPB) e Cine Metrópolis (UFES). O bate-papo será com Raphael Aragão, diretor do filme “Habitat” (UFPB), Aleone Higidio, diretor de “LGBT de Periferia”, Camille P. Frambach, diretora de “Dormente”, Luana Cabral, diretora de “Os segredos que a Cal esconde” e Camila Motta, diretora de “a n x i e t a t i s”.
Fruto de uma cooperação entre a RNP e o Ministério da Cultura (MinC), o projeto Cinemas em Rede conecta cinemas universitários à uma infraestrutura de redes feita para facilitar o acesso dos alunos a diversos conteúdos multimídia e incentivá-los ao debate.
Saiba mais sobre o Cinemas em Rede: http://culturadigital.br/cinemasemrede/