Conheça os cinco projetos selecionados pela 3ª Chamada BR-UE

- 14/08/2015

A RNP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com a Comissão Europeia, selecionaram cinco projetos da 3ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Eles reúnem 49 instituições, das quais 23 brasileiras e 26 europeias – 24 universidades, 17 empresas e oito centros de pesquisa.

As instituições do Brasil receberão, ao todo, R$ 22,1 milhões. O mesmo valor (aproximadamente 7 milhões de euros) será destinado pela UE aos participantes europeus nos projetos, totalizando mais de R$ 44 milhões para fomento. Subsidiariamente, a chamada contemplará o aprimoramento da plataforma experimental Future Internet Brazilian Environment for Experimentation (Fibre, na sigla em inglês), que servirá de suporte às propostas escolhidas.

Projetos selecionados

Categoria: Processamento de Alto Desempenho

1. High Performance Computing for Energy (HPC4E)

Categoria: Computação em Nuvem

2. Secure Big Data Processing in Untrusted Clouds (SecureCloud)

3. Europe Brazil Collaboration of Big Data Scientific Research through Cloud-Centric Applications (EUBra – BigSea)

4. Fostering an International Dialogue between Europe and Brazil (EUBrasilCloud Forum) 

Categoria: Plataformas Experimentais

5. Federated Union of Telecomunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory (Futebol)

Clique aqui e confira mais detalhes sobre os projetos em ‘Resultados: projetos selecionados’.

Sobre a participação

A submissão de propostas foi aberta a professores e profissionais nas áreas de engenharia, computação, software, comunicação e redes de computadores; pesquisadores e especialistas de instituições de ensino e pesquisa; além de instituições de ensino e pesquisa e organizações com atuação nas áreas abrangidas.

Empresas não podem receber recursos da iniciativa, mas integram propostas aprovadas ao lado dos proponentes. As proposições apresentadas somaram 55 participações de empresas nacionais e multinacionais, com destaque para HP, IBM Research, Petrobras e Intel.

Em relação à distribuição regional das instituições brasileiras, foram 67 participações da Região Sudeste, 36 da Sul, 34 da Nordeste, oito da Norte e cinco da Centro-Oeste.

3ª Chamada Coordenada BR-UE

O objetivo da chamada é fortalecer a sinergia entre as competências existentes nas comunidades de P&D do Brasil e da União Europeia, com destaque para instituições com forte envolvimento com indústrias.

Nos últimos anos, Brasil e União Europeia vêm estreitando os laços de cooperação em ciência e tecnologia por meio do lançamento conjunto de chamadas para projetos avançados de pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologias da informação e comunicação. Esta é a terceira etapa dessa cooperação. As duas chamadas coordenadas anteriores foram lançadas em 2010 e 2012.

Os três editais receberam 142 propostas de trabalho e destinaram recursos a 14 delas. Cada parte alocou 17 milhões de euros para o financiamento.

Tags